img - Atuação estratégica da controladoria na reestruturação de empresas em crise financeira


Atuação estratégica da controladoria na reestruturação de empresas em crise financeira

Davidson Benicio de Souza



A fundamentação teórica acerca da controladoria moderna será abordada neste estudo de modo a levar em consideração a gestão organizacional no momento denominado crise financeira. A pesquisa encontra-se basicamente justificada na necessidade de entender até que ponto pode existir procedimentos estratégicos em uma gestão de crise.

O presente artigo tem também como proposta trazer para a abordagem acadêmica os aspectos referentes à forma de atuar de uma consultoria especializada. A utilização da Controladoria Estratégica na reestruturação de empresas caminha nos dias de hoje para a identificação de facilidades e dificuldades na obtenção e promoção do Turnaround de Companhias com problemas operacionais e de liquidez. O processo de Turnaround busca promover a recuperação de valor patrimonial. O atual entendimento dos aspectos considerados chave e determinantes do sucesso na gestão de crise, assim como, a criação de técnicas ou processos a serem utilizados na reestruturação de empresas, devem ser estudados com vista à necessidade de adaptação aos diferentes tipos de negócios.

A revisão bibliográfica fará menção aos conceitos e definições geralmente aceitos nesta área de estudo. A coleta de dados efetuada via pesquisa quantitativa, visa confirmar ou não as hipóteses formuladas.


Esse é o resumo do artigo publicado na edição número 198 da Revista Brasileira de Contabilidade. Disponibilizamos um arquivo em pdf para  você pode ler a integra do artigo.


Clique aqui para ler a íntegra