img - Profissional sem inteligência emocional é carta fora do baralho!


Profissional sem inteligência emocional é carta fora do baralho!

Julio Herdy Costa



Estamos vivendo tempos de intolerância. No trânsito a maior parte das pessoas não cedem passagem quando veem outro carro dando seta para mudar de faixa. Ao contrário, aceleram para não dar espaço e fazem cara feia, como se estivéssemos em uma competição. Pagamos muitos impostos, mas os serviços prestados pelos governos estão muito abaixo da qualidade esperada frente a tamanha fração da nossa renda que fica com eles. No trabalho temos muitas responsabilidades e o volume de atividades aumenta, geralmente, numa velocidade maior que o salário e os reconhecimentos. Acredito que você se vê, ou alguém muito próximo de você, em pelo menos um desses exemplos.


Isso tudo junto, e muitas outras coisas que não citei, são um caldeirão perfeito que pode gerar falta de paciência e relações conflituosas entre as pessoas. Eu, particularmente, não discuto com ninguém, sobretudo com quem não conheço. Porque hoje não sabemos o tipo de reação que pode vir da outra pessoa.


Eu acredito fortemente que focar nessa sequência de fatos indesejados, desagradáveis e desfavoráveis só atrai mais coisas do mesmo tipo. E todas essas experiências ruins vão se empilhando até que a pessoa não aguenta mais e explode. E se essa pessoa não se livra desse tipo de pensamento, esse tipo de fato aumenta cada vez mais. É como no famoso filme Um dia de fúria. Uma hora o copo transborda.


Bem, eu tenho a convicção de que não precisa ser assim. E ter a consciência disso, para mim, é ter inteligência emocional. Eu acredito muito na energia das emoções e das pessoas. Acredito que atraímos o que está na mesma frequência que a gente. Se estou pessimista, vendo problema em tudo, impaciente e intolerante irei atrair cada vez mais o que também estiver nessa frequência.


Por outro lado, se não dou relevância para os problemas do dia a dia e foco em todas as coisas boas que acontecem todos os dias, como resultados alcançados, novas oportunidades identificadas, aprendizagens em cada evento, até mesmo nos desagradáveis, e nas boas ações de algumas pessoas, entrarei em sintonia com esse tipo de coisa e atrairei cada vez mais coisas na mesma frequência boa para mim.


Inteligência emocional é conseguir manter o equilíbrio em circunstâncias muito boas ou muito ruins. É conseguir se colocar fora da situação, como um espectador, e tirar o melhor proveito e possibilidades dela. É não deixar se levar pela emoção, se respeitando e respeitando os outros. É ter calma quando os outros não tem. Ter humildade e não revidar porque não quer perder uma discussão. É perder alguma coisa agora, intencionalmente, porque sabe que isso te dará condições de ganhar muito mais amanhã.


Uma coisa está muito clara, inteligência emocional é uma competência que poucas pessoas tem, não é simples de ser desenvolvida e carece de prática para que se evolua nela. Mas também é algo que qualquer pessoa que decidir ter irá conseguir se realmente trabalhar isso com disciplina e consistência.